Os anjos da Floresta e a força do Médio Juruá na conservação da Amazônia

No coração do Médio Juruá, a floresta pulsa em harmonia com quem dela vive. Na região do Baixo Riozinho, em Carauari, por exemplo, a relação entre o homem e a natureza é mais do que coexistência: é cuidado, sabedoria e compromisso. Desta forma, os moradores se tornaram espécies de ‘’anjos da floresta”, que há gerações ajudam a conservar o equilíbrio da Amazônia por meio de práticas sustentáveis e de um profundo respeito pela vida que a floresta abriga.

 

Esses “anjos” conhecem todos os detalhes do lugar onde vivem, sabem o tempo certo de colher, o período de descanso da terra, o comportamento dos rios e o ciclo das espécies. O conhecimento que carregam, passado de pai para filho, é uma das maiores riquezas da região, um patrimônio imaterial que orienta o manejo sustentável e fortalece a conservação. São também agentes fundamentais no repasse e compartilhamento dessas informações, ajudando a manter viva a conexão entre presente e futuro.

Com o apoio do Projeto Mejuruá, a região do Baixo Riozinho está ampliando ainda mais seu papel na proteção ambiental. Através da instalação de placas solares, do tratamento de água e da internet, o cotidiano foi transformado, permitindo novas formas de comunicação, acesso à informação e fortalecimento da educação ambiental. Hoje, os moradores registram suas práticas, compartilham aprendizados e participam de formações que valorizam o conhecimento local e o desenvolvimento sustentável.

As mudanças são visíveis: mais segurança alimentar, mais saúde e mais autonomia. Com as novas tecnologias, os anjos da floresta podem se conectar a outras localidades, trocar experiências e reforçar o compromisso coletivo com a conservação. Cuidar da floresta é cuidar do futuro. E no Médio Juruá, o futuro já começou e está sendo construído pelas mãos, pela voz e pela sabedoria daqueles que mantêm viva a Amazônia todos os dias.

Verified by MonsterInsights